O colágeno é uma proteína responsável pela saúde das articulações e elasticidade da pele.
À medida que envelhecemos, o colágeno existente se decompõe e fica mais difícil para o corpo produzir mais. Como resultado, muitas pessoas recorrem a suplementos de colágeno. Esses suplementos geralmente são em pó, embora também existam cápsulas e suplementos líquidos disponíveis.
O colágeno também é produzido naturalmente no corpo pela combinação de aminoácidos, os blocos de construção das proteínas encontradas nos alimentos. Para produzir colágeno, seu corpo precisa:
Prolina: encontrada em claras de ovos, laticínios, repolho, cogumelos e aspargos.
Glicina: encontrada na pele de porco, pele de frango e gelatina, e uma variedade de outros alimentos ricos em proteínas
Vitamina C: encontrada em frutas cítricas e pimentões
Zinco: encontrado em carne bovina, cordeiro, porco, marisco, grão de bico, lentilha, feijão, leite, queijo e várias nozes e sementes
Cobre: encontrado em carnes de órgãos, cacau em pó, castanha de caju, sementes de gergelim e lentilhas
Quais os benefícios do Colágeno?
Por compor tantas partes críticas de nossos corpos, o colágeno não é apenas benéfico, mas essencial para manter uma boa saúde. Além disso, existem evidências importantes de que o Colágeno ajuda a manter a pele hidratada e a aliviar a dor da artrose, como a redução da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue.
Aqui estão alguns benefícios do Colágeno:
Ossos mais fortes
Conforme você envelhece, seus ossos se tornam menos densos e mais quebradiços, quebrando mais facilmente e levando mais tempo para cicatrizar. Estudos mostraram que os suplementos diários de colágeno podem ajudar a tornar seus ossos mais densos, retardando o processo de envelhecimento que os torna quebradiços e ajudando seu corpo a fortalecer seus ossos.
Elasticidade e hidratação da pele
Suplementos orais de colágeno demonstraram melhorar a hidratação e a elasticidade da pele para pessoas idosas. Eles também podem ajudar a diminuir as rugas.
Cabelo mais grosso
Enquanto mais homens ficam carecas, muitas mulheres também experimentam queda de cabelo ou afinamento à medida que envelhecem. Em um estudo, um grupo de mulheres com queda de cabelo viu aumentos significativos na quantidade de cabelo, cobertura do couro cabeludo e espessura enquanto tomavam suplementos diários de colágeno.
Unhas mais saudáveis
As unhas de algumas pessoas quebram mais facilmente do que outras e não crescem tão rápido. Um estudo em um grupo de mulheres mostrou um crescimento mais rápido das unhas e menos unhas quebradas ou lascadas após apenas quatro semanas de suplementos diários de colágeno.
Redução da dor da artrose
Para pessoas com artrose do joelho, os suplementos orais de colágeno podem atuar como um analgésico leve e melhorar a função articular. Pode levar cerca de três a cinco meses de tratamento diário antes de ver essas melhorias.
Aumento da massa muscular
Uma combinação de colágeno e exercícios de musculação pode ajudar a aumentar a massa e a força muscular.
Riscos potenciais dos suplementos de colágeno
Os efeitos colaterais dos suplementos de colágeno são raros. Se você estiver grávida ou amamentando, talvez queira adiar o uso de um suplemento de colágeno por enquanto, já que ainda não há pesquisas suficientes para chegar a conclusões sobre sua segurança.
Alternativas mais saudáveis
Os efeitos dos suplementos de colágeno continuam a ser pesquisados e debatidos. Em vez de comprar esses suplementos, você sempre pode ajudar seu corpo a produzir mais colágeno naturalmente, garantindo que sua dieta seja repleta de alimentos saudáveis.
Para produzir colágeno, seu corpo coloca os aminoácidos glicina e prolina junto com outros aminoácidos, incluindo vitamina C, zinco e cobre. Você pode ajudar seu corpo a produzir mais colágeno comendo muitos alimentos ricos em glicina e prolina, como frango, carne bovina, peixe, laticínios, ovos e feijão. Para vitamina C, zinco e cobre, você também deve comer alimentos como frutas cítricas, tomates, folhas verdes, mariscos, nozes e grãos integrais.